sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VOCÊ ACREDITA EM PESQUISA ELEITORAL? ACONTECEU EM IPUEIRAS.


A Polícia Federal deveria investigar com mais rigor os institutos de pesquisas que manipulam as pesquisas eleitorais, isso porque ainda existem muitos eleitores que se deixam levar pelos números expostos nas pesquisas.

Como tudo aqui no Brasil é passivo de fraude, existem aqueles Institutos que preferem servir a quem lhes paga bem, do que apresentar às pessoas o verdadeiro sentimento das ruas retratado em gráficos. Não é à toa que vários Institutos de Pesquisa têm seus nomes envolvidos em escândalos e processos judiciais, por manipularem os números ao bel prazer do contratante.

A fraude é descoberta após as eleições, quando os números apurados das urnas contradizem os das pesquisas.

Em Ipueiras, por exemplo, a chapa vencedora na eleição divulgou no rádio, blogs e redes sociais uma pesquisa onde o candidato da situação possuía 53% da totalidade dos votos, enquanto o candidato da oposição apareceria com 35,3%, e isso corresponde uma diferença de aproximadamente 4 mil votos de maioria.

Entretanto, os números apurados em Ipueiras foram escandalosamente diferentes. A maioria de 4 mil caiu para 180 votos. Aqui ficou provado que o registro da pesquisa na Justiça Eleitoral não é um atestado de confiança.

Não é por menos que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 96/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que aumenta a multa para quem divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta. Segundo o texto, a pesquisa será considerada fraudulenta quando o resultado das eleições estiver acima da margem de erro registrada.

De acordo o Jornal Folha de São Paulo em quase todo o País as pesquisas erraram. E a sensação que ficou não foi de um simples erro, mas de fraude, tamanha a discrepância entre os números das pesquisas e o resultado apurado nas urnas.

Certo é que a sociedade aguarda uma ação mais enérgica por parte das autoridades, principalmente punindo não só os institutos, mas também os candidatos beneficiados, afinal de contas, muitos eleitores se deixam levar pelos números falsos das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário